Controle emocional
- Fernanda Abreu
- 26 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Já percebeu a diferença que dá quando damos importância para os acontecimentos? Vou explicar melhor. Se estamos a caminho do trabalho e acidentalmente um carro colide com o nosso, na prática, de maneira simples, temos duas opções: 1 - Ficamos nervosos, perdemos o dia falando do ocorrido, explicando como aconteceu para pessoas em nossa volta (que normalmente não vão nos auxiliar com absolutamente nada), apenas perdendo energia.
2 - Mantemos o planejamento diário, pegamos os dados necessários para RESOLVER, sem perder tempo pensando no problema, gastando o mÃnimo de energia, e aproveitando o nosso TEMPO!
Gosto de pensar que 90% dos acontecimentos são de nossa responsabilidade, coisas que acontecem por buscarmos algo, ou por atitudes tomadas, no melhor esquema "ação e reação". Já os 10% restante, fogem do nosso controle, entretanto somos responsáveis pela maneira como lidamos com eles. Li uma vez sobre isso, infelizmente não me recordo o autor, mas era conhecida como a teoria dos 9010. Vale a pena dar uma pesquisada sobre, mas pra te adiantar eu já fiz um mini resumo.
Somos responsáveis pelos nossos sentimentos! Sim, temos o controle do que sentimos, do que pensamos, do que falamos e fazemos.
Escolhemos ficar com raiva, tristes, depressivos... Pode parecer meio polêmico afirmar isso, mas pense bem: Quando você descobre que está doente, por exemplo, você escolhe como se sente sobre isso, pode se sentir grato por descobrir cedo, ou pode se sentir confiante em buscar um tratamento inovador, ou ainda se entregar para a doença. Percebe que o controle é seu???